Acompanhe nossa WebTV - Entrevistas e vídeos oficiais

WebTV Mês da Fotografia

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ripper fecha circuito de palestras da primeira semana do Mês da Fotografia

Brasília recebe hoje (05/08) o fotógrafo João Ripper (RJ), a partir das 20h no Teatro Newton Rossi, no SESC Ceilândia. Especialista em fotografia documental, social e fotojornalismo, Ripper, que tem como proposta colocar a fotografia a serviço dos Direitos Humanos, realiza a palestra “Fotografia Social”, trazendo ao público sua experiência de trabalhar com as comunidades menos favorecidas do Rio de Janeiro.

Para ele, a fotografia tem uma coisa muito clara. Se as pessoas não viram, não existe, e, portanto, se não é mostrado, não é conhecido, não faz parte do conteúdo de informações que faz o senso crítico coletivo. Isso acontece com o belo, com a dignidade e com as realizações dos segmentos com menor poder aquisitivo. 

Sr. Ataliba dos Santos, carvoeiro, mostra sua carteira de trabalho. Mato Grosso do Sul, MS - 1988
"Hoje, tão importante quanto denunciar é mostrar a beleza das populações que sofrem esse enorme processo de censura, de exclusão visual de sua beleza e, portanto, de segregação, de estigmatização através da violência, de marginalização e de criminalização", explica.

* Conheça mais de João Ripper em www.imagenshumanas.com.br

Aconteceu! 

Fotografia e Natureza
Na primeira semana do Mês da Fotografia 2011, que teve início no dia 01/08, o meio ambiente foi a grande estrela durante o primeiro Encontro com autor, realizado no SESC 504 sul, com os fotógrafos de natureza José Caldas e Ricardo Siqueira, da Associação dos Fotógrafos de Natureza - AFNatura.

Encontro com Autor - AFNatura, no dia 03/08. (D) Presidente do ICMBio Rômulo Mello.
Caldas falou da importância do fotógrafo na divulgação das paisagens naturais e a responsabilidade que a imagem fotográfica possui na defesa e na compreesão do meio ambiente. Explicou também que a AFNATURA vem promovendo a conscientização da sociedade para a valorização e o respeito da atividade de fotografia de natureza.

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, Rômulo Mello, esteve presente no encontro e afirmou o interesse do instituto em ter o fotógrafo como parceiro na luta pela conservação do meio ambiente. "Nós queremos tirar o fotógrafo da posição de vendedor de imagens para o papel de colaborador do processo de educação ambiental na sociedade", disse.


Fotografia e vídeo
Na noite de quinta feira (04/08) foi a vez do fotojornalista Egberto Nogueira trazer sua experiência e experimentações nesse universo da fotografia e do vídeo.  
Egberto Nogueira - Palestra "Fotografia e video" no dia 04/08.

Criador da Ímã Foto Galeria em 2001, Egberto explica que o vídeo é uma porta aberta no mercado fotográfico, e que nesse novo formato de produção "o trabalho do fotógrafo é muito bem vindo, e o mercado está absorvendo isso", principalmente pelo olhar diferenciado do fotojornalista.

 Fotos da semana

Carol Peres durante abertura do Encontro com Autor.
Participantes visitam exposição "Antes que a natureza acabe" da AFNatura.
Eraldo Peres e Egberto Nogueira. Palestra "Fotografia e video".
Dirceu Maués durante oficina de câmaras artesanais no SESC Gama.
Dirceu Maués explica o processo de construção de câmaras artesanais no SESC Gama.