Hoje a Amazônia é o tema da noite durante o Encontro com autor, com o fotógrafo Paulo Santos, ás 20h no SESC Ceilândia.
Extração de madeira em Tucuruí/Pará |
Amazônia - Estradas da Última Fronteira é o resultado de aproximadamente 30 anos de trabalho do fotógrafo paraense Paulo Santos. A exposição fotográfica que leva o mesmo nome foi lançada em 2010 no Museu Histórico do Pará e deve vir a Brasília em 2012, trazendo a visão de um observador privilegiado das transformações ocorridas na Amazônia ao longo das últimas décadas, e procurando expressar as disparidades características da região em diferentes épocas e contextos.
Nascido em Belém do Pará, o fotógrafo Paulo Santos tem uma carreira consistente no âmbito do fotojornalismo, com um olhar especialmente acurado na cobertura de questões sociais e relativas ao meio-ambiente. Profissional experiente, de atuação amplamente reconhecida, tem trabalhos publicados em importantes jornais e revistas de abrangência nacional e internacional e participações em edições de livros, guias e CD’s de fotografia, além de integrar o banco de imagens de diversas agências de notícias, como Reuters, Associated Press, Globo Press, Agência Estado e a paraense Interfoto, da qual é sócio-fundador. Já expôs em diversas mostras coletivas em vários pontos do Brasil e também na França, realizou a individual “Fotografias”, na Galeria Elf, em Belém.
Do social ao autoral
Ontem, no SESC da 504 Sul, o fotógrafo Kazuo Okubo falou de sua trajetória como fotógrafo profissional, seu trabalho em fotografia social e de eventos, e de como vem desenvolvendo seu trabalho autoral de nú, para fotógrafos profissionais e amadores, estudantes e convidados.
Para o futuro, Kazuo aposta na fotografia enquanto fine art e afirma que, apesar de ainda tímido, é um mercado crescente em Brasília.
Eraldo Peres e Kazuo Okubo no início da palestra |
Kazuo Okubo durante palestra "Do social ao autoral" |
Kazuo Okubo durante palestra "Do social ao autoral" |
Público atento às dicas de Kazuo Okubo |