Acompanhe nossa WebTV - Entrevistas e vídeos oficiais

WebTV Mês da Fotografia

Oficinas

Estes momentos são dedicados para o despertar e o descobrir da arte fotográfica , voltados prioritariamente para o público infantil e juvenil. A partir da realização de oficinas de montagem de câmeras artesanais e do desenvolvimento de experiências coma fotografia pinhole, os participantes são levados ao mundo das ciências, das imagens e das artes.


» Oficina de Pinhole
   Instrutor: José Rosa (Imaginar Fotos - DF)
   Indicação livre.
Turma 1 - Gama - 19 a 23/03/2012 - Oficina já realizada
Local: Escola Gesner Teixeira / Comunidade DVO
Turma 2 - Ceilândia - 25 a 29/06/2012 - Oficina já realizada
Local: Escola Classe 01 e Escola Classe 03 - DRE Ceilândia
          Oficinas Demonstrativas - 31/07 a 03/08/2012 no SESC Ceilândia 
Oficina realizada em 2011 no SESC Ceilândia.

A oficina de “Pinhole – Projeto Foto lata” proporciona aos participantes descobrirem que é possível, sem lentes nem recursos tecnológicos, fazer fotos tão bonitas quanto as realizadas pelas máquinas convencionais. Realizada no interior de um trailer, que o fotógrafo José Rosa intitula como “câmera gigante”, a oficina trabalha conceitos de reflexão, física e química, estimulando a criatividade e o interesse de jovens e adolescentes. Há mais de 10 anos José Rosa realiza o projeto Foto lata para crianças e adolescentes, na Galeria Imaginar Fotos.



» Oficina Construção de câmeras artesanais - Inscrições encerradas.
   Instrutor: Dirceu Maués (DF)
   Indicação livre.
Turma 1 - Ceilândia - 21 a 24/08 (Manhã - 8h às 12h) - 20 vagas
Local: SESC Ceilândia 

Turma 2 - Gama - 21 a 24/08 - (Tarde - 14h às 18h) - 20 vagas
Local: SESC Gama
Alunos da turma de 2011 no SESC Ceilândia.

A oficina do fotógrafo paraense Dirceu Maués propõe um exercício prático e divertido de desmonte da câmera e do processo fotográfico, permitindo aos participantes experimentarem o processo fotógrafico a partir da construção de uma simples câmera pinhole utilizando caixinhas e filme fotográfico, e explorar as possibilidades criativas dessa técnica.

Maués fotografa desde 1990, realizando trabalhaos para o jornal Diário do Pará, agência Folha, revista Showbiz e Cadernos de Terceiro Mundo. Desde 2003 retomou a produção autoral adotando a técnica pinhole como linguagem estética. Seu trabalho com essa técnica recebeu prêmio aquisição no Salão Arte Pará nas edições 2003 e 2004. Atualmente Maués mora no Distrito Federal.


» Oficina de fotografia - Projeto Avá Marandu - Fotografia e Cultura Indígena
   Instrutora: Vânia Jucá (Ponto de Cultura Guaicuru/MS)
   Apenas para alunos das DREs Gama e Ceilândia.
Turma 1 - Gama - 06 a 10/08 - período da tarde

Local: Não definido
Etapa 2 - Ceilândia - 06 a 10/2012 - período da manhã
Local: Escola Classe 06 e Escola Classe 07 

A oficina fotográfica do Projeto Avá Marandu proporciona um contato com a fotografia através de práticas lúdicas, despertando a capacidade de observação e o poder de decisão em crianças e adolescentes.

Através de brincadeiras e dinâmicas, a criança vai entrar em contato com a fotografia, sua técnica e linguagem, explorando o contexto da escola e o universo particular de cada criança: sua casa, seu bairro, sua família, seus amigos. Além de estimular a reflexão sobre  o homem, a cultura e o meio, por meio da experiência no Projeto AVA MARANDU , em uma abordagem visual do universo indígena.