Acompanhe nossa WebTV - Entrevistas e vídeos oficiais

WebTV Mês da Fotografia

Exposições

As exposições fotográficas acontecem entre os dias 1º a 30 de agosto, nas unidades SESC Ceilândia, SESC Gama e SESC 504 Sul, e o horário de visitação será sempre das 09 às 18 horas. Também haverá exposições externas nas estações do Metrô Central (Rodoviária) e Praça do Relógio, e no Shopping Gama. Confira: 

> EXPOSIÇÃO COM FOTOS GIGANTES "CAUBÓIS DO PANTANAL" 
Autor:  Izan Petterle (MT) - www.izanpetterle.com / www.facebook.com/izanpetterle
Exposição outdoor nas Fachadas dos edifícios do SESC
SCS, 504 Sul, 913 Sul, Ceilândia e Gama.
Período: 16/07 a 30/08


Caubóis no Pantanal. Foto: Izan Peterlle

A paisagem pantaneira que conhecemos hoje foi formada pelo pastoreio do gado nas extensas pastagens de gramíneas nativas. Capivaras, veados e toda a cadeia biológica envolvida nesse processo dependem do convívio com a pecuária tradicional, mas essa atividade e suas tradicionais populações estão a caminho da extinção. Os motivos são vários: as propriedades, a cada geração, são divididas em áreas menores; as restrições ambientais aumentam e inviabilizam a atividade; o sistema tradicional, que funcionou muito bem por mais de três séculos, não funciona mais e com ele morre aos poucos o estilo de vida que originou os personagens dessa história.
     
Provavelmente esses homens sejam os últimos representantes de uma linhagem de gente que não existirá mais em um futuro muito próximo. Os jovens vão para as cidades, trocam o cavalo por motocicletas e irão trabalhar como mão de obra barata nas periferias das cidades que circundam o Pantanal. Os vaqueiros são a alma dessa região, sua ausência significa uma perda inestimável para a humanidade.
   
 “Caubóis do Pantanal” é uma homenagem a toda essa brava gente que insiste e resiste ao avanço da destruição do seu modo de viver.




> EXPOSIÇÃO COLETIVA "CERRADO" 
Autor: Lente Cultural Coletivo Fotográfico (DF)
- www.lenteculturalcoletivofotografico.blogspot.com
Local: Estações do Metrô Central (Rodoviária) e Praça do Relógio
Visitação: 16/07 a 30/08 - 6h30 às 23h30
Flor do Cerrado. Foto: Carol Peres.


Cerrados que se inflamam,
Cerrados que se renovam,
Cerrados que sempre encantam...

De tuas árvores retorcidas,
De tua força e vida,
Eis que pulsa...

Teu céu, tuas cores, teu povo.
Tua plenitude se estende do infinito para todas as direções
E encontra o coração do Centro-Oeste.

Dedicamos estas imagens a este bioma brasileiro,
Ímpar em sua resistência, em sua sobrevivência.
Assim como o teu povo e a tua cultura.
 (Texto Jefferson D. Modesto)
                                       


> EXPOSIÇÃO COLETIVA "CULTURA CANDANGA" 
Autor:  Candango Fotoclube (DF) - www.candangofotoclube.com /
Local:
Gama Shopping
Visitação: 16/07 a 30/08 - 10h às 22h
 
Pôr-do-sol em Brasília no preto e no branco. Foto: Amaro Alves
A Exposição “Cultura Candanga” traz 30 fotos de 21 Candangueiros mostrando toda a diversificação da Cultura do Cerrado, seja através de festas tradicionais como a Festa do Divino e as Cavalhadas como a Cultura Urbana retratada nos grafismos de rua quando os jovens  expressam sua arte com cores e imagens.

É o antigo e o novo em combustão espontânea e criativa...
É o Cerrado mostrando sua rica história nas festas populares e  transformando as ruas em arte.
O Candango aqui se retrata através dessa versalidade cultura.
Esta é a história do Cerrado! 
Esta é a nossa história...


(Texto Gisele Porcaro)

> EXPOSIÇÃO "FOTOJORNALISMO COM CARÁTER"
Autor: João Bittar (In Memorian)
Organizador: Egberto Nogueira
Local: SESC 504 Sul

Visitação: 01 a 30/08 - 09h às 18h
Luiz Inácio Lula da Silva fotografado no encontro
nacional de metalúrgicos em 1979
  Foto: João Bittar.

Escrever sobre João Bittar não é só escrever sobre o seu trabalho, marco de uma geração de repórteres fotográficos que documentou o Brasil e os principais personagens brasileiros nos últimos 50 anos. É preciso associar as imagens que ele captou com o caráter de quem sabia que desempenhava este papel e desempenhava bem.

Duas marcas impressionantes em seu trabalho: a generosidade e a correção ética. João Bittar sempre acreditou que seu trabalho era uma parte de um todo, e que este todo dependia do consurso de muitas pessoas. Por isso, nunca se inebriou de sua capacidade de interpretar a realidade, fosse através de um retrato ou de uma foto-reportagem. Nunca desprezou as pessoas que o cercavam. E até onde eu me lembro jamais se valeu de qualquer truque ou artifício para se destacar ou emprestar importância ao que, ele sabia, era importante por si só. 

A maior marca da generosidade do João foi a formação de várias gerações de repórteres-fotográficos que ele orientou. Mestre e professor, ele tratava com carinho aqueles que buscavam na sua experiência e no seu saber um atalho para o trabalho.

Vivi grandes histórias com o João. Foram 40 anos de parceria jornalística e de amizade. Aprendemos e ensinamos juntos. O legado do seu trabalho vai ficar para as próximas gerações e com ele a marca do seu talento, da sua criatividade, da sua ousadia e, sobretudo do seu caráter. 

(Texto Nunzio Briguglio)




> EXPOSIÇÃO "SERES DE MOVIMENTO EM ÁGUAS PANTANEIRAS" 
Autor: Palê Zuppani e Du Zuppani - www.fotonatural.com.br
Curadoria: Zé Zuppani

Local: SESC Gama

Visitação: 01 a 30/08 - 09h às 18h

Jaburus. Foto: Palê Zuppani
 Falar em animais no pantanal é lembrar do homem no seu primitivo e o primitivo dos bichos. Cada um com suas próprias adaptações e modo de viver impostos pelo ambiente. “Seres de movimento em águas pantaneiras” é um ensaio fotográfico centralizado nos animais que vivem por lá. Mas ao mesmo tempo que registra uma informação biológica do local, esta exposição pretende mostrar a beleza subjetiva pelo olhar dos fotógrafos Du Zuppani e Palê Zuppani. A escolha das obras se fez por qualidades artísticas e estéticas do quadro. Este ensaio é formado por 30 fotos feitas tanto no Pantanal Norte (Mato Grosso) quanto no Pantanal Sul (Mato Grosso do Sul) entre 2005 e 2010. 



> EXPOSIÇÃO "IOGUES DISSIDENTES" 
Autor: Olivier Boels e Lena Tosta  www.etnofoco.com / facebook/etnofoco
Local: SESC Ceilândia
Visitação: 01 a 30/08 - 09h às 18h
Maharaj Amar Bharti mantém o braço levantado há 37 anos. Foto: Olivier Boels

A exposição "Iogues Dissidentes" apresenta ao público o mundo contemporâneo visto pelos olhos dos sadhus, ascetas hindus extremos, que vivem na Índia e Nepal. Detentores de uma das culturas vivas mais antigas do mundo, de estimados 5000 anos, os sadhus acreditam que vivemos a progressão exponencial dos ritmos cósmicos. Em uma análise surpreendentemente próxima àquelas dos cientistas sociais críticos, afirmam que a era atual é um período de crescente materialidade, sensorialidade e deslizamento dos sentidos.




> EXPOSIÇÃO "COLEÇÃO TERRA VERMELHA - A CONQUISTA OESTE"
Organizador: Roberto Castello
Local: SESC Ceilândia

Visitação: 01 a 30/08 - 09h às 18h

(E/D) Min. João Alberto Lins de Barros (apontando), Pres. Getúlio Vargas
e o Min. da Guerra Eurico Gaspar Dutra.  Aragarças-GO 1942.
 
Índios devoradores de gente, montanhas de ouro e diamante, feras selvagens. Essas e outras lendas herdadas dos bandeirantes eram quase tudo o que se conhecia sobre o interior do Brasil há 70 anos. No início da década de 40, praticamente todos os 43 milhões de habitantes do país estavam concentrados no litoral e viam o interior do próprio país como algo exótico. A região não passava de uma enorme e inexplorada mancha na geografia brasileira.

Na Radio Nacional no rio de janeiro, o Presidente Getulio Vargas discursa ao povo Brasileiro a meia-noite de 1937 dizendo que o verdadeiro sentido de Brasilidade é a marcha para o oeste. Era um e-mail ao futuro que relatava o fim da unidade litorânea. O Brasil acordava para ocupar o Centro-Oeste, uma vastíssima região quase do tamanho da Europa.


A exposição é parte da Coleção particular do fotógrafo, pesquisador e Cerratense Roberto Castello, denominada A Conquista do Oeste. As fotos foram coletadas nos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rio de janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Amapá e Distrito Federal.




> EXPOSIÇÃO "PATAGONIA, LA INDOMABLE" 
Autor: Márcio Cabral  www.pbase.com/marciocabral / facebook/fotoexplorer
Local: SESC Ceilândia - Foyer do Teatro Newton Rossi
Visitação: 01 a 30/08 - 09h às 18h
Rio blanco at night, Patagonia. Foto: Márcio Cabral
 
A exposição "Patagonia, La Indomable" apresenta ao público o trabalho de documentação do fotógrafo Márcio Cabral na região da Patagonia. Uma área com cerca de 800 mil quilômetros quadrados localizada no extremo sul do continente americano, englobando boa parte do Chile e da Argentina. Os fortes ventos que caracterizam a região são oriundo principalmente do Oceano Pacífico. Em várias expedições, Márcio registrou as magníficas paisagens da Patagonia, incluindo as geleiras, estepes e florestas caducifólias que se localizam nos Parques Nacionais Torres del Paine e Los Glaciares, considerados um dos mais belos parques nacionais do mundo, e que poderão ser vistos nesta exposição.






> EXPOSIÇÃO "Oficina Pinhole - Projeto Foto Lata" 
Autor: Alunos da Escola Gesner Teixeira (Gama) e Escolas Classe 01 e 03 (Ceilândia)
Local: SESC Ceilândia e SESC Gama
Visitação: 01 a 30/08 - 09h às 18h 
Organizador e curador: José Rosa
Parque Ecológico do Gama. Foto: Rhafaela de Moraes/Escola Gesner Teixeira.
 A oficina de “Pinhole – Projeto Fotolata” proporciona aos participantes descobrirem que é possível, sem lentes nem recursos tecnológicos, fazer fotos tão bonitas quanto as realizadas pelas máquinas convencionais. Realizada no interior de um trailer, que o fotógrafo José Rosa intitula como “câmera gigante”, a oficina trabalha conceitos de reflexão, física e química, estimulando a criatividade e o interesse de jovens e adolescentes. Há mais de 10 anos José Rosa realiza o projeto Fotolata para crianças e adolescentes, na Galeria Imaginar Fotos.


As fotografias foram produzidas durante as oficinas de pinhole em março e junho/2012. As escolas foram indicadas pelas Diretorias Regionais de Ensino, e as oficinas foram realizadas com estudantes de 08 a 14 anos. 


Na escola Gesner Teixeira, no Gama, o tema abordado foi a preservação ambiental. Toda a parte prática da oficina foi produzida no Parque Nacional do Gama, na Comunidade D.V.O.  Já na Ceilândia, a oficina foi realizada na Escola Classe 01, recebendo também, alunos da EC 03. O tema abordado foi a questão do lixo nas ruas, resultando em um ensaio sobre as lixeiras residenciais.