Acompanhe nossa WebTV - Entrevistas e vídeos oficiais

WebTV Mês da Fotografia

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Palestra sobre direitos autorais finaliza a segunda semana do Mês da Fotografia

Fernando Bizerra e Ana Alice na palestra sobre direitos autorais

Fernando Bizerra e Ana Alice encerraram a segunda semana de palestras e encontros com autores.

Apresentando e discutindo questões fundamentais que envolvem o fazer e a profissão de fotógrafo, Bizerra destacou a importância e o respeito aos direitos autorais para quem está entrando no mercado e tentando se profissionalizar.

Ana Alice evidenciou a importância da união da categoria e a atuação do sindicato dos fotógrafos, o Sinfoc, segundo ela, um importante ponto de encontro e luta pela categoria.

Aconteceu!

Fotografia social e de eventos
Na segunda semana do evento, o fotógrafo Adriano Gonçalves apresentou e abrilhantou a noite do dia 10/08 com seu trabalho produzido em casamentos. Com um olhar glamouroso, Adriano mostrou que é o simples é mais, e apresentou algumas técnicas que desenvolveu e que hoje são a marca do seu trabalho.

Adriano já é bastante conhecido nacional e internacionalmente, mas foi a primeira oportunidade que teve para falar ao público de Brasília. E que esteve presente pode conferir que a fotografia social e de eventos não são meros retratos, mas uma junção de técnica e produção que fazem cada fotografia ser a única.

Encontro com fotojornalistas

O Encontro com os fotojornalistas de Brasília no dia 11/08, reuniu trabalhos de mais de 30 fotógrafos que trabalham em veículos de comunicação. Participaram das projeções os fotógrafos Luis Tajes, Breno Fortes e Bruno Peres, representando a equipe do Correio Braziliense, Minervino Júnior e Renato Araújo, da equipe do Jornal de Brasília, Alessandro Dantas do Jornal Destak, André Coelho do Jornal O Globo, e André Dusek e Beto Barata, do Jornal Estado de São Paulo.

André Dusek foi o mediador das apresentações e relembrou ao público como era o cotidiano dos fotojornalistas nas décadas de 70 e 80, e a evolução da profissão para acompanhar o desenvolvimento tecnológico e as mudanças do equipamento analógico (filme) para os equipamentos digitais.

Fotografia documental
Na noite do 12/08, pela primeira vez falando ao público de Brasília, o fotógrafo Anderson Schneider fez visita guiada à sua exposição fotográfica e apresentou, no encontro com autor, o seu processo criativo e os bastidores da produção da série fotográfica "Jericos", que está exposta no SESC Ceilândia.

"Jericos" mostra a tradicional Corrida de Jericos (um tipo de trator) em Alto Paraiso, Rondônia. Uma vez por ano a pequena cidade amazônica se torna o destino final para todos os adeptos do automobilismo na região. A cada fevereiro, a cidade se movimenta com cerca de 50 mil visitantes, entre homens e mulheres, vindos de todo o país, unidos por sua paixão pela música, lama e fumaça de diesel. 

Além desse trabalho, Anderson apresentou outras documentações produzidas nos últimos oito anos, entre elas o trabalho no Afeganistão, em hospitais para portadores de hanseníase e a série "Estrutural", produzida na área do lixão da estrutural em Brasília.

"O Anderson é minha maior referência na fotografia documental. Me senti muito prestigiado pela oportunidade", disse o participante Pedro França, que também é fotógrafo.

Anderson Schneider faz visita guiada a exposição Jericos

Schneider durante o encontro com autor no SESC Ceilândia

Bizerra e Ana Alice durante palestra no SESC 504 Sul

Fotógrafos debatem questões sobre direitos autorais e a profissão

Bizerra e Ana Alice com alguns fotógrafos presentes na palestra