Acompanhe nossa WebTV - Entrevistas e vídeos oficiais

WebTV Mês da Fotografia

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Hoje, às 20 hs, Isabela Lyrio e Arthur Monteiro no SESC Gama

Foto de Isabela Lyrio, exposição Retratos, Índia, China, Nepal e Tibet

Isabela Lyrio e Arthur Monteiro realizam hoje, às 20 hs, o encontro com autor no SESC Gama.

Os fotógrafos brasilienses que passaram sete meses viajando e fotografando países da Ásia, apresentam a exposição Retratos, Índia, China, Nepal e Tibet.

Isabela e Arthur falam da experiência de realizar o trabalho nos países asiáticos e do processo criativo que orientou suas fotografias. Mais do que o encontro entre culturas, a exposição revela pessoas simples, jovens e monges em seus cotidianos.

Além do encontro com os autores, a programação também contará com a distribuição do Catálogo do Mês da Fotografia 2011 e com a apresentação da Banda Sinfônica de Brasília.

Capa do Catálogo

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Isabela Lyrio e Arthur Monteiro finalizam o Mês da Fotografia 2011

Foto da exposição - Retratos, India, China, Nepal e Tibet
Isabela Lyrio e Arthur Monteiro realizam o "Encontro com Autor" no SESC do Gama,  na quarta-feira, dia 31/8, às 20 hs.

Além do encontro com os autores, será distribuído o Catálogo do Mês da Fotografia 2011. O catálogo apresenta a programação realizada com fotos e informações dos diversos acontecimentos do mês de Agosto.

Os autores apresentam a exposição fotográfica "Retratos, India, China, Nepal e Tibet", que traz uma série de fotografias realizadas pelos fotógrafos em recente jornada pela Ásia, que durante sete meses viajando pelo continente, encontraram no povo seu maior tesouro.

Aconteceu

No sábado, dia 27/8, João Campello realizou a palestra "Do Ensaio ao Livro", destacando o processo de desenvolvimento de trabalhos editoriais para fotógrafos. Em sua palestra, Campello apresentou os procedimentos e os cuidados que os fotógrafos devem observar quando idealizam um trabalho com o objetivo de publicar um livro, destacando para passos de produção, pós-produção, editoração, arte final e impressão.


Na sexta-feira, dia 26/8, Orlando Brito realizou dois encontros com o autor. A tarde, um encontro exclusivo com alunos de escolas da Ceilândia. E a noite, se encontrou com a comunidade, estudantes e fotógrafos presentes. Com um denso trabalho fotográfico, Brito destacou dois momentos de sua carreira. Primeiro apresentando as fotografias do seu livro "Corpo e Alma", seguida de uma apresentação do seu trabalho sobre a política brasileira, referência histórica e de fotojornalismo.

Na quinta-feira, dia 25/8, com uma brecha na programação, aconteceu a Festa da Fotografia. Um belo encontro entre os fotógrafos e os amantes das artes no Clube da Imprensa.

João Campello durante palestra no SESC 504 Sul

Orlando Brito durante encontro com autor no SESC Ceilândia

Brito se encontra com escolas da Ceilândia

Festa da Fotografia no Clube da Imprensa




sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Orlando Brito apresenta seu trabalho no SESC Ceilândia

Foto de Orlando Brito, do livro Corpo e Alma

Hoje, às 20 hs, no SESC Ceilândia o fotógrafo Orlando Brito realiza o seu encontro com autor.

Um dos mais destacados repórteres-fotográficos do País, cujo currículo inclui passagem como fotógrafo e editor pelos jornais O Globo, Última Hora - onde começou como laboratorista - e JB, Orlando Brito nasceu em Minas Gerais e chegou a Brasília antes mesmo de sua inauguração, iniciando sua carreira aos 15 anos de idade.

Dono de um invejável portfolio, em que se encontram registrados alguns dos mais importantes episódios da vida brasileira, Brito destaca que a verdadeira função do fotojornalismo é narrar o fato com imagens, descrever para os leitores o desenrolar de um acontecimento, "cada qual com sua caraterística de narrativa: repórteres escolhem palavras, adjetivos, verbos; fotógrafos escolhem ângulos, objetivas, distâncias e luz".

Foto de Orlando Brito, Rousseff e Kirchner

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Hoje a Festa da Fotografia no Clube da Imprensa

Mês da Fotografia é sucesso total!!! Nada melhor do que "A Festa da Fotografia", para comemorar.


E para matar a saudade do fotobarragem, teremos dois telões projetando imagens. Quem tiver interesse, enviar as fotos até quinta-feira de manhã (25/08) para lentecultural@gmail.com. Não tem limite de imagens.



A entrada é gratuita, e cada um paga o seu consumo.

Entre no link do cartaz ao lado direito do blog.


Luis Alberto, participa por vídeo conferência, da abertura do painel "Movimento Fotoclubista"


Aconteceu

Com a participação por meio de vídeo conferência pela internet, o fotógrafo Luis Alberto, prsidente do Foto Club Buenos Aires, abriu o painel sobre o movimento fotoclubista no auditório do SESC Gama.


Alberto apresentou rápido histórico do Club, destacando a longa história em torno da fotografia e a estrutura do mesmo, ocupando um importante espaço no centro da capital Argentina.

Em seguida, Gisele Porcaro, presidente do Candango Fotoclube de Brasília, falou de como o grupo vem se estruturando e realizando suas atividades, sempre voltadas para a ampliação do conhecimento e da prática fotográfica, destacando as saídas fotográficas e os workshops.

Rosary Esteves, representante do Fotoclube Clube da Objetiva de Goiânia, destacou a história do movimento no Centro-Oeste, as várias realizações do Clube da Objetiva e a doação do acervo de mais de 40 anos de história para o Museu da Imagem e do Som (MIS).

Fechando o ciclo de apresentações, Ourivaldo Valle Barbosa, diretor da Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto), deu uma verdadeira aula sobre a fotografia brasileira e o surgimento dos fotoclubes no país. Barbosa destacou a força do segmento, com mais de 80 fotoclubes associados e com a realização das bienais e a ampliação do número de 4 mil associados aos fotoclubes ligados a Confederação.

Roberto Castello, do Terra Vermelha Cultural e mediador do painel, animou o debate refletindo com o público e com os painelistas temas como a importância da fotografia na história das famílias, as facilidades do fazer fotográfico e o acesso às novas tecnologias e como as pessoas devem proceder para se associarem a fotoclubes e desenvolver suas criações fotográficas.

Com a participação de várias turmas da Faculdade JK e com a presença de mais de 200 pessoas acompanhando o painel, a noite foi encerrada com sorteio e lançamento dos livros dos fotógrafos – Alan Marques – Nunca Antes, Uma viagem em 88 fotos pela Era Lula; Débora Amorim – Brasília, Uma Arquitetura Familiar; e Eraldo Peres – FÉsta Brasileira, Folias, Romarias e Congadas.

Barbosa, da Confoto, Rosary do Clube da Objetiva, Gisele do Candando e Castello

Barbosa apresenta o site da Confoto

Alunos da Faculdade JK trabalham sobre o tema do fotoclubismo

A fotografia tratada de forma espontânea pelos presentes

Livro de Débora Amorim sorteado entre os participantes

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Fotoclubes em pauta hoje no SESC Gama

Foto de Luis Steinberg, do Foto Club Buenos Aires, Argentina

Talvez a mais antiga forma de associação em torno da fotografia, o movimento fotoclubista retorna à cena fotográfica com todo o seu vigor.

Hoje, às 20 hs, no auditório do SESC Gama, estaremos reunidos para conhecer e refletir sobre a realidade dos fotoclubes em Brasília, na região Centro Oeste, no Brasil e na América do Sul.

A mesa do painel "Movimento Fotoclubista" reunirá representantes do Candango Fotoclube, de Brasília, do Fotoclube da Objetiva, de Goiânia, da Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto), e do Foto Club Buenos Aires, da Argentina.

Foto de Rubens Matsushita, do Candando Fotoclube


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Como chegar no SESC Gama?


SESC Gama - Setor Leste Industrial, Lt. 620/680 - 
Em frente ao Estádio Bezerrão.
Tel. 3484-9114

Painel sobre Fotoclubes aquece a quarta semana

Foto de Orlando Brito, Manoelzão, personagem de Grande Sertão, Veredas, 1991


A quarta semana do Mês da Fotografia 2011 inicia com o painel "Movimento Fotoclubista", na quarta-feira, dia 24/8, às 20 hs, no SESC do Gama.

Vivemos um período de renascimento do fotoclubismo? Qual a realidade dos fotoclubes no Brasil, em Brasília e no América Latina? Essas e outras questões serão apresentadas e debatidas pelos convidados:

Ourivaldo Valle, Diretor da Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto); Rosary Esteves, representante do Fotoclube Clube da Objetiva (GO); Luis Alberto, presidente do Foto Club Buenos Aires; Gisele Porcaro, presidente do Candango Fotoclube; e Roberto Castello, mediador, presidente da Terra Vermelha Cultural.

Convite eletrônico enviado pelo Candango Fotoclube

Na quinta-feira a semana ferve com a "Festa da Fotografia", dia 25/8, às 21 hs, no Clube da Imprensa, próximo a Vila Planalto, entrada franca.


Conheça os detalhes da Festa da Fotografia em - http://www.facebook.com/event.php?eid=114234238676026

Convite eletrônica da festa

O mestre Orlando Brito realiza o seu "Encontro com Autor" na sexta-feira, dia 26/8, às 20 hs, no SESC Ceilândia. Visite o site de Brito em - http://www.orlandobrito.com.br/

Um dos mais importantes fotojornalistas do Brazil, Brito apresenta um pouco das maravilhas fotográficas que consolidaram sua carreira, passando por vários períodos, em destaque pela revista Veja, onde se tornou notório pelas polêmicas capas do período militar.

Foto de Orlando Brito, deputado Ulysses Guimarães, 1988

Encerra a semana o fotógrafo e designer Joao Campello com a palestra "Do Ensaio ao Livro", dia 27/8, às 10 hs, no SESC 504 Sul.

Campello, que é amante da fotográfica com as novas tecnologias e designer gráfico com larga experiência, apresenta os desafios que os fotógrafos enfrentam quando pretendem trilhar o caminho da produção editorial dos seus trabalhos. 

Foto de João Campello, exposição coletiva "Outras Estações"





domingo, 21 de agosto de 2011

Dia Mundial da Fotografia é comemorado com a entrega do Prêmio SESC Marc Ferrez 2011

Noite de gala no SESC Ceilândia


O Dia Mundial da Fotografia, 19 de Agosto, foi comemorado em grande festa com a entrega do Prêmio SESC de Fotografia Marc Ferrez – Edição 2011, e o Painel “A Fotografia Brasileira e a Reflexão Acadêmica”.

Durante a solenidade realizada no Teatro Newton Rossi, no SESC Ceilândia, foram entregues três prêmios, sete menções honrosas e inaugurada a exposição fotográfica com fotos dos 40 participantes selecionados.

Na Edição 2011 foram recebidos 440 trabalhos fotográficos, entre profissionais e amadores de todo o país. Desses, 40 trabalhos foram selecionados sendo: 23 do Distrito Federal, 11 de São Paulo, 02 do Rio de Janeiro, e 01 de Porto Alegre, Fortaleza, Manaus e Goiânia.


Meus olhos minhas lembranças, foto de Elio Rizzo, grande vencedora

Elio Rizzo recebe prêmio do Diretor do SESC, José Roberto


Fog Candango, foto de Jorge Dihel, segundo lugar

Jorge Dihel recebe o prêmio da Coordenadora de Cultural do SESC,  Juliana Valadares

Auto retrato, foto de Daniela Cadena, terceiro lugar

Daniela Cadena recebe o prêmio da Gerente do SESC 504 Sul, Cristina Nogueira

Gerente do SESC Ceilândia, Edson Gil, entrega as menções honrosas

Exposição das 40 obras selecionadas do Prêmio SESC de Fotografia


Fotografia Brasileira e a Reflexão Acadêmica

O painel sobre a fotografia brasileira marcou a abertura oficial do Mês da Fotografia 2011. Mediado pelo professor e fotógrafo da Universidade de Brasília, Duda Bentes, o debate contou com a participação de Iatã Cannabrava, presidente da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil, Susana Dobal, fotógrafa e professora da Universidade de Brasília, e Antônio Quaresma, fotógrafo e professor da Universidade Federal do Piauí.

Iatã apresentou uma critica sobre o modelo de formação acadêmica dos fotógrafos e o trabalho de pesquisa da produção cultural na área de fotografia realizado na Rede dos Produtores Culturais. Susana Dobal e Antônio Quaresma apresentaram o papel da academia na formação do fotógrafo e na reflexão do processo de formação da arte fotográfica.


Grande presença de público durante visita das exposições


Show de abertura com o cantor e compositor Afonso Gadelha


Duda Bentes, Iatã Canabrava, Susana Dobal e Antonio Quaresma, durante
Painel a Fotografia Brasileira


Iatã Canabrava apresenta a Rede dos Produtores Culturais da Fotografia no Brasil


Público acompanha o Painel a Fotografia Brasileira


Aconteceu!

Amazônia e América Latina abrilhantam mais uma semana do mês da fotografia

O fotógrafo paraense Paulo Santos trouxe a Brasília as últimas fronteiras da Amazônia, apresentado em três temas: A indústria da transformação, Conflitos sociais e Povos da Mata, trazendo a visão de um observador privilegiado das transformações ocorridas na Amazônia ao longo das últimas décadas, e procurando expressar as disparidades características da região em diferentes épocas e contextos.

Em um contexto Iberoamericano, o fotógrafo equatoriano Pablo Corral, trouxe um debate questionador sobre a existência de um olhar fotográfico diferenciado sobre a América Latina. Corral apresentou ainda, a Rede Social de Fotojornalistas Iberoamericanos Nuestra Mirada, e o Prêmio de fotografia POYi Latam 2011, que em sua primeira edição reconheceu a excelência em trabalhos de fotografia documental e fotojornalismo tanto no formato de fotografia fixa como de multimídia, de temas da América Latina.  Os trabalhos premiados refletem os eventos noticiosos e os temas sociais com o devido respeito à integridade da cena e a originalidade do momento.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Dia Mundial da Fotografia, parabéns a todos os fotógrafos !!!


Foto de Arthur Monteiro, exposição Retratos

Hoje é o dia de celebrar a vida, a expressão, a arte e a fotografia. Enfim, é o dia em que nos reunimos para lembrar aquele 19 de agosto de 1839, quando a fotografia foi oficialmente apresentada ao mundo.

E a nossa celebração acontece a partir das 19 hs, no SESC Ceilândia, quando nos reunimos para apreciar a bela música do cantor e compositor Afonso Gadelha, seguida do Painel "A Fotografia Brasileira e a Reflexão Acadêmica", com a presença do fotógrafo Iatã Canabrava, da Rede dos Produtores Culturais da Fotografia no Brasil, da fotógrafa e pesquisadora Susana Dobal, do fotógrafo e pesquisador Antônio Quaresma, com a mediação do fotógrafo e pesquisador Duda Bentes.

A nossa celebração é encerrada, em grande estilo, com a entrega do Prêmio SESC de Fotografia Marc Ferrez, com uma belíssima exposição fotográfica, composta pelas 40 fotografias finalistas.

Aconteceu!

Pablo Corral fala da Rede Nuestra Mirada e do Prêmio POYi Latino América de Fotografia

Existe uma olhar fotográfico latino americano? Nós temos um nosso olhar, uma "nuestra mirada"? Com essas indagações Pablo Corral iniciou sua apresentação, questionando e refletindo com os fotógrafos presentes até onde nós podemos considerar que temos um olhar próprio, um olhar fotográfico latino americano, um olhar que expresse nossas vidas, nossas comunidades, nossas culturas.

Foi uma noite de reflexão sobre a fotografia e o processo criativo desenvolvido pelos fotojornalistas latino americanos, acompanhado do debate sobre as fotografias premiadas no Prêmio POYi Latino América, realizado em sua primeira edição e com exposição fotográfica no SESC Ceilândia.

Pablo Corral apresenta o Nuestra Mirada

André Coelho e a reflexão sobre o fotojornalismo

O debate em torno do Prêmio POYi Latam

Veja como chegar ao SESC Ceilândia


Acesso ao SESC Ceilândia via Estrutural, saindo do Plano Piloto






quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pablo Corral apresenta o Prêmio POYi Latam 2011

HIV em Moçambique, foto de Tomás Munita

O fotógrafo equatoriano Pablo Corral apresenta hoje, no SESC 504, às 20 hs, o Prêmio POYi Latam 2011 e as ações da rede Nuestra Mirada, maior rede ibero-americana de fotojornalistas.

Em sua primeira edição, o concurso de jornalismo visual POYi LATINO AMÉRICA foi organizado pela rede de fotojornalistas Nuestra Mirada, com o objetivo de reconhecer a excelência em trabalhos de fotografia documental e fotojornalismo tanto no formato de fotografia fixa como de multimídia.  Os trabalhos premiados refletem os eventos noticiosos e os temas sociais com o devido respeito à integridade da cena e a originalidade do momento. A exposição do Prêmio está aberta para visita no SESC Ceilândia, até o dia 31 de Agosto.


POYi – Pictures of the Year International, foi criado em 1944 pela Escola de jornalismo da Universidade de Missouri – Columbia, é o programa de fotojornalismo mais antigo do mundo e um dos mais respeitados. Sua missão é difundir a melhor fotografia documental e oferecer um retrato visual de nossas sociedades que promova uma compreensão dos temas essenciais enfrentados pela humanidade.

A Nuestra Mirada é a maior rede ibero-americana de fotojornalistas. Tem mais de mil e seiscentos membros de todos os países da região. Publica o trabalho de seus membros e oferece um fórum para o intercâmbio de informação e conhecimento. Desde janeiro de 2010 publica uma revista com o melhor da fotografia latino-americana. Foi fundada em 2008, com a assistência do Centro Knight para los Medios Internacionales da Universidade de Miami.


Aconteceu!

Paulo Santos apresenta o projeto Amazônia Estradas da Última Fronteira

Na terceira semana do evento, o fotógrafo paraense Paulo Santos realizou seu encontro com autor apresentando o seu projeto "Amazônia Estradas da Última Fronteira".

Paulo destacou sua trajetória profissional e mostrou seu trabalho dividido em três grandes temas: A Indústria da Transformação; Povos da Mata; e Conflitos Sociais.

Em um debate caloroso o público pode discutir tantos as questões ambientais e sociais que envolvem a região Amazônia e, até mesmo, os temas que envolvem a proposta de divisão do estado do Pará, tema esse no qual Paulo Santos se posiciona contra.

Paulo Santos fala das transformações na região Amazônica

Populações tradicionais, tema marcante nas fotos de Paulo Santos

Garimpo do Juma, o homem adentra à floresta

Grandes e pequenos fotógrafos presentes




quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Fotógrafo Paulo Santos traz temas da Amazônia para Encontro com autor, hoje no SESC Ceilândia

Hoje a Amazônia é o tema da noite durante o Encontro com autor, com o fotógrafo Paulo Santos, ás 20h no SESC Ceilândia.
Extração de madeira em Tucuruí/Pará
Amazônia - Estradas da Última Fronteira é o resultado de aproximadamente 30 anos de trabalho do fotógrafo paraense Paulo Santos.  A exposição fotográfica que leva o mesmo nome foi lançada em 2010 no Museu Histórico do Pará e deve vir a Brasília em 2012, trazendo a visão de um observador privilegiado das transformações ocorridas na Amazônia ao longo das últimas décadas, e procurando expressar as disparidades características da região em diferentes épocas e contextos.

Nascido em Belém do Pará, o fotógrafo Paulo Santos tem uma carreira consistente no âmbito do fotojornalismo, com um olhar especialmente acurado na cobertura de questões sociais e relativas ao meio-ambiente. Profissional experiente, de atuação amplamente reconhecida, tem trabalhos publicados em importantes jornais e revistas de abrangência nacional e internacional e participações em edições de livros, guias e CD’s de fotografia, além de integrar o banco de imagens de diversas agências de notícias, como Reuters, Associated Press, Globo Press, Agência Estado e a paraense Interfoto, da qual é sócio-fundador. Já expôs em diversas mostras coletivas em vários pontos do Brasil e também na França, realizou a individual “Fotografias”, na Galeria Elf, em Belém.
Do social ao autoral
Ontem, no SESC da 504 Sul, o fotógrafo Kazuo Okubo falou de sua trajetória como fotógrafo profissional, seu trabalho em fotografia social e de eventos, e de como vem desenvolvendo seu trabalho autoral de nú, para fotógrafos profissionais e amadores, estudantes e convidados.

Para o futuro, Kazuo aposta na fotografia enquanto fine art e afirma que, apesar de ainda tímido, é um mercado crescente em Brasília.

Eraldo Peres e Kazuo Okubo no início da palestra
Kazuo Okubo durante palestra "Do social ao autoral"
 
Kazuo Okubo durante palestra "Do social ao autoral"

Público atento às dicas de Kazuo Okubo

Acesso ao SESC Ceilândia via Estrutural