Acompanhe nossa WebTV - Entrevistas e vídeos oficiais

WebTV Mês da Fotografia

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Inscrições abertas para oficina de câmeras artesanais


O construtor de câmeras Dirceu Maués é reconhecido pelo seu trabalho artístico feito por câmeras artesanais pinholes. Em agosto, durante as atividades do Mês da Fotografia 2012, Dirceu realizará duas oficinas de construção de câmeras desse tipo. . As inscrições já estão abertas na página http://www.mesdafotografia.blogspot.com.br/p/oficinas.html.

O pinhole consiste numa maneira de ver uma imagem real, através de uma câmera escura. De um pequeno orifício onde a luz é captada para dentro da câmara, e sofrendo um movimento de inversão, a imagem é projetada para a parede oposta ao orifício. Para produzir uma imagem razoavelmente nítida, a abertura tem que ser um furo pequeno.

As câmeras pinhole são normalmente feitas à mão para um propósito particular. Em sua forma mais simples, a câmera fotográfica pinhole consiste de uma caixa com um furo em um dos lados e um pedaço de filme ou papel fotográfico no lado oposto. Um pedaço de papelão preso por fita adesiva pode servir como obturador. O furo geralmente é feito utilizando uma agulha de costura de diâmetro pequeno.  


Serviço:
Oficina Construção de câmeras artesanais – indicação livre.   
Instrutor: Dirceu Maués (DF)
Turma 1 - Ceilândia - 21 a 24/08 (Manhã - 8h às 12h) - 20 vagas
Local: SESC Ceilândia  
Turma 2 - Gama - 21 a 24/08 - (Tarde - 14h às 18h) - 20 vagas
Local: SESC Gama