Acompanhe nossa WebTV - Entrevistas e vídeos oficiais

WebTV Mês da Fotografia

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Exposição Coletiva dos fotógrafos do Centro-Oeste

Foto José Medeiros


O Mês da Fotografia 2012 abrigará a Exposição Coletiva dos fotógrafos do Centro-Oeste, que acontece no período de 02 a 30 de agosto no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em Brasília. Foram selecionados 113 fotógrafos pela comissão julgadora coordenada pelo fotógrafo Ourivaldo Barbosa, da Confederação Brasileira de Fotografia, e composta pelo fotógrafo brasiliense Orlando Brito e o artista plástico Newton Scheufler.

A imagem feita pelo fotógrafo do Mato Grosso José Medeiros com dois índios da etnia Enawenê-nawê foi escolhida para representar o evento. A tribo vive em uma aldeia próxima ao rio Iquê, afluente do Juruena, no noroeste de Mato Grosso.

Medeiros acompanhou por dez dias os indígenas e pode ver de perto as consequências causadas pela construção de pequenas hidrelétricas no curso do rio Juruena. Para os Enawenê-nawê o peixe é considerado um alimento nobre, fundamental para a realização de seus rituais. 

Foto José Medeiros

Por isso eles constroem barragens e armadilhas, onde são capturadas grandes quantidades de peixes que são levados para a aldeia e consumidos durante os quatro meses seguintes, quando realizam uma série de cantos e danças do ritual yãkwa. “Eles oferecem os peixes para que nada de ruim aconteça”, explica o fotógrafo.

No dia 02, às 19h, acontecerá o lançamento do catálogo da exposição fotográfica coletiva do Centro-Oeste, no Museu da República.