Acompanhe nossa WebTV - Entrevistas e vídeos oficiais

WebTV Mês da Fotografia

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Exposição de João Bittar agita o fim de semana do Mês da Fotografia

No vídeo Bittar editando fotos de Cartola, exposição no SESC 504 Sul

O primeiro fim de semana do Mês da Fotografia 2012 foi marcado por muitas atividades e presença de público. Ele foi aberto na sexta-feira pela exposição em homenagem ao grande mestre do fotojornalismo brasileiro, João Bittar, e contou com a presença especial da sua companheira, a fotógrafa Heloisa Ballarini , o curador da mostra, Egberto Nogueira, da Ímã Foto Galeria, e do jornalista Nunzio Briguglio Filho. A apresentação de um vídeo com o próprio Bittar contando sobre seu trabalho foi um dos momentos mais emocionantes da noite.


Vista da exposição "Fotojornalismo com Caráter".

Heloisa falou para os presentes sobre os mais recentes trabalhos de João, que flertava com a chamada fotografia street, diários fotográficos do cotidiano na sua página do Facebook, publicados nos últimos anos. Nunzio brindou o público com algumas das histórias que vivenciou com o fotógrafo, autor de imagens como a do umbigo do Lula, o retorno de Miguel Arraes do exílio, a viúva de Santos Dias, Paulo Maluf, Janio Quadros, a mobilização popular pelas Diretas Já, Delfim Neto, Rita Lee e Tom Jobim.

Debate sobre a exposição de Bittar com a participação Nunzio, Heloisa e Eraldo.

No sábado, foi a vez do workshop de Introdução à Fotografia de Estúdio, com Maurício Zanin, no SESC Gama. Ele ensinou as técnicas básicas deste tipo de fotografia e deu muitas dicas para os fotógrafos amadores.  

Zanin comandando o workshop no SESC Gama.



Por último, no domingo, os inscritos compareceram em peso e tiraram a manhã para uma discussão sobre a linguagem fotográfica, no SESC 504 Sul, com Bruno Costa, do Candango Fotoclube. 


Público presente no workshop com Bruno Costa.

Fotos Sérgio Almeida