Izan Petterle é fotógrafo desde 1975 e possui trabalhos apreciados mundialmente. Trabalha desde 2000 na National Geographic Brazil e faz belíssimas fotografias documentais e artísticas. No Mês da Fotografia em Agosto, Izan, além de marcar presença em nossa programação, terá suas fotos nas exposições out door por meio de intervenções com fotos gigantes nos prédios do SESC-DF.
Exposição Caubóis do Pantanal - Fazenda Santo Antônio, Poconé-MT. |
A paisagem pantaneira que
conhecemos hoje foi formada pelo pastoreio do gado nas extensas pastagens de
gramíneas nativas. Capivaras, veados e toda a cadeia biológica envolvida nesse
processo dependem do convívio com a pecuária tradicional, mas essa atividade e
suas tradicionais populações estão a caminho da extinção.
Os motivos são vários: as propriedades, a cada geração, são divididas em áreas menores; as restrições ambientais aumentam e inviabilizam a atividade; o sistema tradicional, que funcionou muito bem por mais de três séculos, não funciona mais e com ele morre aos poucos o estilo de vida que originou os personagens dessa história.
Provavelmente esses homens sejam os últimos representantes de uma linhagem de gente que não existirá mais em um futuro muito próximo. Os jovens vão para as cidades, trocam o cavalo por motocicletas e irão trabalhar como mão de obra barata nas periferias das cidades que circundam o Pantanal. Os vaqueiros são a alma dessa região, sua ausência significa uma perda inestimável para a humanidade.
“Caubóis do Pantanal” é uma homenagem a toda essa brava gente que insiste e resiste ao avanço da destruição do seu modo de viver.
Serviço:
Autor: Izan Petterle (MT) - www.izanpetterle.com / www.facebook.com/izanpetterle
Local: SESC SCS, 504 Sul, 913 Sul, Ceilândia e Gama. Encontro com o autor: 17/08
Local: SESC Gama
Mediador: Eraldo Peres