Acompanhe nossa WebTV - Entrevistas e vídeos oficiais

WebTV Mês da Fotografia

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Projeto Foto Lata trata da questão ambiental durante o Mês da Fotografia 2012


O meio ambiente tem se tornado pauta para discussão em vários locais, a exemplo do que vai acontecer no mês de junho, durante a Rio + 20, na cidade do Rio de Janeiro. O Mês da Fotografia 2012, com o tema “O Centro-Oeste: o homem, a cultura e o meio”, se compromete com essa discussão realizando um projeto que serve de exemplo sócio-cultural.  


O fotógrafo José Rosa executou oficinas de pinhole, a tradicional “fotografia em lata”, na escola Gesner Teixeira localizada na Comunidade DVO no Gama, uma das cidades que recebe a programação do Mês da Fotografia. As oficinas foram realizadas com turmas do ensino fundamental, que puderam conhecer a “magia” do processo fotográfico e preparar suas próprias câmeras. A parte prática foi realizada no parque ecológico da Prainha, conhecido como Centro Recreativo do Gama.

A oficina de fotografia pinhole que Zé Rosa realiza, pois é assim que ele é conhecido, vai acontecer novamente no mês de junho na Regional de Ensino de Ceilândia, e em agosto durante a programação do Mês da Fotografia.

Zé Rosa explica que além do projeto pinhole, houve um direcionamento para revitalização do meio ambiente durante sua oficina. A Prainha do Gama é um espaço que, por falta de cuidado, hoje está bastante degradado. “A escola em que realizamos a nossa primeira oficina contempla perfeitamente o tema central do Mês da Fotografia que é o Homem, a Cultura e o Meio. Pudemos observar que perto da escola há um rio poluído. Os alunos tiveram, por meio da prática fotográfica, a intenção em revitalizar o rio. Isso é nada mais que contribuir para a recuperação da natureza. Queremos promover essa consciência, juntamente com as discussões sobre a fotografia pinhole” diz.

Alunos praticando a fotografia pinhole na Prainha, Gama.

 “Nosso projeto, por se embasar no material produzido artesanalmente que é a pinhole, gera várias discussões sobre contemplação. Além de aprofundar o olhar crítico do espectador, esse tipo de fotografia revela a simplicidade da arte. O tempo de exposição é diferente na pinhole, o que torna um tema bastante intrigante”, explica Zé Rosa ao falar da importância das oficinas pinhole. 

Adriane Canedo, supervisora da escola Gesner Teixera, e que acompanhou os alunos, diz que a oficina realizada foi maravilhosa. “O José Rosa é bem criativo e tem a linguagem ideal para os jovens. Os alunos gostaram muito. O projeto de revitalização feito vai continuar a ser executado pela comunidade daqui. Infelizmente na Prainha tá tudo muito sujo e os espaços desativados. Vamos continuar a fazer limpeza com os alunos e moradores”, conta a professora. 


Alunos no interior do trailler onde aprenderam os princípios do pinhole.

As expectativas, tanto de Zé Rosa quanto da diretora da escola Kátia Esteves, são favoráveis em relação ao Mês da Fotografia. A escola mobilizará seus alunos para participarem da programação e visitarem os locais onde terão suas fotos expostas. O projeto Foto Lata, o qual Zé Rosa realiza, apresentará, além das fotos feitas durante essas oficinas, sessões de demonstração para o público do evento em agosto.

O Mês da Fotografia é realizado em parceria com o SESC/DF e patrocínio da Secretaria de Cultural do Governo do Distrito Federal por meio do Fundo de Apoio a Cultura do DF. Além das oficinas lúdicas de fotografia, serão realizadas exposições fotográficas, encontros com autores, workshops e palestras. Todas as atividades acontecem nas unidades do SESC Gama, Ceilândia e 504 Sul. Acompanhe a programação aqui no blog.

Serviço
Mês da Fotografia 2012
Exposições, palestras, oficinas, workshops e encontro com autores.
Período: 01 a 30 de Agosto 
Local: SESC Gama, Ceilândia e 504 Sul
Informações: (61) 3963-5119 / 8228-8023 - Carol Peres