Foto de Guy Veloso na barraca de Da. Helena, no Gama |
Em agosto Brasília recebeu uma programação especial em comemoração ao Mês da Fotografia, quando diversas exposições, palestras e oficinas agitaram os Sescs do Plano Piloto e das Cidades Satélites de Ceilândia e Gama.
O Festival de Fotografia foi um grande sucesso, mas terminado o mês de agosto, depois de tanta discussão em torno da arte fotográfica, a programação termina mas o Offestival fica pela cidade.
No dia 19 de agosto, dia mundial da fotografia, o projeto Offestival invadiu a cidade com fotografias em tamanho gigante coladas no principal monumento religioso da cidade, a Catedral Metropolitana de Brasília. Três fotografias que retratam a fé e a religiosidade do povo brasileiro foram coladas nos tapumes da obra de restauração da Catedral com a devida autorização da Fundação Ricardo Franco e da Petrobras, patrocinadora da obra, e outras duas fotos foram coladas nas Cidades Satélites de Ceilândia e Gama.
O projeto acontece há dois anos e já interagiu com Festivais de Fotografia no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Paraty (RJ) e até Nova Iorque, nos Estados Unidos.
A idéia principal é descobrir novos públicos para a fotografia ao exibir grandes posters nas ruas das cidades-sede de Festivais, mostrando sempre fotografias que tenham relação com a situação urbana local, unindo pessoas e localidades diversas através da identificação visual.
O fotógrafo convidado para a exibição no Planalto Central é o artista de Belém do Pará, Guy Veloso, fotógrafo documental, 41 anos, que trabalha com questões religiosas, demonstrações de fé e manifestações ritualísticas.
Guy Veloso já exibiu seu trabalho em diversos países e em 2010 foi convidado para a 29a Bienal Internacional de São Paulo.
“Enquanto os Festivais ‘oficiais’ expõem as obras geralmente em galerias e prédios públicos ou privados, o Off elege as ruas, o contato direto com a população, a maioria não acostumada a frenquentar eventos culturais, infelizmente” – afirmou Guy Veloso.
Na Catedral Metropolitana de Brasília, Guy mostra algumas fotos do ensaio “Alquimia”, que foi realizado em Canindé/CE, Juazeiro do Norte/CE e no Vale do Amanhecer em Planaltina/DF.
Na Ceilândia, uma fotografia da Romaria de Juazeiro do Norte/CE está colada no pátio da Paróquia São Marcos e São Lucas, na quadra P Norte, local de forte presença de migrantes cearenses.
O outro Off das Cidades Satélites está localizado em frente a Igreja Batista Celular Internacional, no Gama Oeste.
A equipe do Offestival voltou ao local onde as fotografias estão coladas e descobriu que elas causaram um impacto muito interessante na população que frequenta esses centros religiosos. No Gama, os cultos da Igreja
Batista ficam lotados e o Off faz parte da decoração de uma barraca que vende lanches e doces para os fiéis.
"A fotografia da procissão parece os fregueses da Dona Helena, que fazem fila para comer o seu bolo de chocolate", disse Ronaldo, ajudante da barraca, sobre a fotografia da procissão de Nossa Sra. de Lourdes, feita em Belem do Pará.
Todas as fotografias do Offestival permanecem no local até a sua deterioração natural. As intervenções urbanas são efêmeras e como toda arte de rua, uma vez expostas, elas pertencem à cidade.
Acompanhe as colagens no blog do offestival:
Mais informações sobre o projeto e sobre as outras intervenções já realizadas:
Paula Cinquetti Curadora
offestival :: intervenção urbana com fotografia ::
Intervenção na Catedral de Brasilia |
Intervenção na Catedral de Brasília |
Intervenção na Ceilândia |
Intervenção na Ceilândia |
Fotos do making off de - Paula Cinquetti, Ana Clara Rocha, Breno Rodrigues