Acompanhe nossa WebTV - Entrevistas e vídeos oficiais

WebTV Mês da Fotografia

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A valorização da fotografia no Centro-Oeste é o destaque no Mês

Público confere exposição coletiva no Museu Nacional

Um dos eventos mais esperados do Mês da Fotografia 2012, o lançamento da exposição coletiva de mais de 100 artistas do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul foi sucesso de público no Museu Nacional. O tema escolhido  O Centro-Oeste: o Homem, a Cultura e o Meio – foi feito com a intenção de aproximar e articular os fotógrafos da região, os protagonistas desta edição. Mais de 300 pessoas compareceram ao evento, uma prova da importância do coletivo como forma de fortalecimento da produção contemporânea dos fotógrafos do Centro-Oeste.  
Outro evento inédito que fez parte desta edição do Mês foi o primeiro Encontro dos Fotógrafos do Centro-Oeste. Nos dias 2 e 3 de agosto, também no Museu Nacional, foram discutidos assuntos ligados às políticas públicas e à realidade da fotografia em cada estado. Com a participação de Iatã Canabrava, da Rede dos Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB); Ourivaldo Barbosa, da Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto); Fernando Bizerra, do Sindicato dos Fotógrafos de Brasília (Sinfoc-DF); e Henilton Menezes, Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MINC), se discutiu as questões relacionadas ao pensar e ao fazer fotográfico na região Centro-Oeste.

O encontro manifestou-se como uma oportunidade de reflexão sobre as formas de organização da fotografia enquanto segmento cultural e suas relações com os outros segmentos das artes.

No final da reunião, os representantes dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Góias e Distrito Federal reuniram e deliberaram, a partir dos painéis relatados, as seguintes proposições:
  • Criar circuito anual de "Encontro dos Fotógrafos do Centro-Oeste", juntamente com uma Exposição Coletiva; 
  • Desenvolver estratégia de trabalho com as Secretarias de Cultura Estaduais e Municipais e o Ministério da Cultura, de forma a pleitear linhas de editais específicos para a fotografia, que respeitem a personalidade e a especificidade da fotografia;
  • Promover a articulação, mobilização, comunicação e aproximação entre os Fotógrafos da Região, utilizando como instrumento a criação de "fanpage" no Facebook da Rede Centro-Oeste de Fotografia, com o objetivo de ampliar as discussões em torno da fotografia na Região.