Acompanhe nossa WebTV - Entrevistas e vídeos oficiais

WebTV Mês da Fotografia

2011

Exposição Outdoor "Outras estações"
Trilhos. Foto: Cristiano Costa

Autor: Lente Cultural Coletivo Fotográfico
Local: Metrô - Estação Central (Rodoviária de Brasília)
Período: 13/07 a 13/08/2011





Exposição Outdoor "Cenas Urbanas"
Caminhando. Foto: Rubens Matsushita
Autor: Candango Fotoclube
Local: Shopping do Gama
Período: 13/07 a 13/08/2011
A exposição “Cenas Urbanas” é o resultado de visões multifacetadas dos associados do Fotoclube, cada um com seu estilo e foco preciso das cidades retratadas, sejam do Brasil ou do exterior.  São imagens em cor e preto e branco, do cotidiano, da natureza, da arquitetura, dos cidadãos. Algumas foram captadas de forma meticulosa e planejada, enquanto outras retratam fragmentos fortuitos, como a de criança que brinca num parque qualquer.

Exposição Outdoor "7 anos do Prêmio SESC de Fotografia Marc Ferrez"
Segurando o chapéu. Foto: Jorge Diehl
Autor: SESC DF
Local:  Metrô - Estação Praça do Relógio (Taguatinga Centro)
Período: 13/07 a 13/08/2011







Exposição "Jericos"
Autor: Anderson Schneider
Local: SESC Ceilândia
Encontro com autor: 12/08, a partir das 20h no SESC Ceilândia.

De autoria do fotógrafo paranaense Anderson Schneider, "Jericos" mostra a tradicional Corrida de Jericos em Alto Paraiso, Rondônia. Uma vez por ano, a pequena cidade amazônica, com pouco mais de 16 mil habitantes e sua área urbana e rural, se torna o destino final para todos os adeptos do automobilismo na região. A cada fevereiro, a cidade se movimenta com cerca de 50 mil visitantes, entre homens e mulheres, vindos de todo o país, unidos por sua paixão pela música, lama e fumaça de diesel.


Jerico é o sugestivo nome deste veículo improvisado, muito popular na Amazônia e famoso por sua capacidade de carregar peso. Estas máquinas são geralmente construídas com um volante, um chassi junked e um motor estacionário.


Anderson Schneider nasceu no Paraná (Ponta Grossa, 1974) e graduou-se em arquitetura e urbanismo pela FAU-UnB (Brasília, 1997), deixando a profissão no mesmo ano de sua formatura para dedicar-se à fotografia. Fortemente compromissado com o caráter documental de seu ofício, Schneider já foi por quatro vezes nomeado finalista do prestigioso W. Eugene Smith Grant (EUA, 2006, 2007, 2008 e 2010), recebeu o Prêmio Especial de Fotografia Humanitária da IV Bienal de Fotografia de Pleven (Bulgária, 2005) e a Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística (Brasil, 2008), além de contar com duas premiações no NPPA Best of Photojournalism (EUA, 2005 e 2007). Suas imagens participam regularmente de diversas mostras e festivais internacionais de fotografia, já tendo sido expostas no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Itália, França, Bulgária, Lituânia, Alemanha e China. Seu trabalho integra a Coleção Pirelli/MASP de Fotografia, o acervo do Museu AfroBrasil e também diversas coleções particulares. www.andersonschneider.com - mail@andersonschneider.com

Exposição "Antes que a natureza acabe"
Borboletas. Foto: Zig Koch/Paraná

Autor: AFNatura - Associação dos Fotógrafos de Natureza
Local: SESC 504 Sul
Encontro com autor: 03/08, a partir das 20h no SESC 504 Sul, com José Caldas, presidente da AFNatura.


AFNATURA é uma associação de fotógrafos de natureza que reúne alguns dos mais expressivos profissionais da área, além de amadores e simpatizantes da arte fotográfica e do meio ambiente. Norteada pela responsabilidade que a imagem fotográfica possui na defesa das paisagens naturais e na compreensão do meio ambiente, a AFNATURA vem promovendo a conscientização da sociedade para a valorização e o respeito que a atividade de fotografia de natureza inspira.

No dia 03/08, durante o Encontro com autor, a associação será representada pelo fundador e atual presidente da AFNatura, o fotógrafo José Caldas. Especializado em natureza e documentação geográfica, desde 1989 viaja intensamente pelo Brasil. Tem publicados onze livros sobre diversas regiões e participou de mais seis com outros fotógrafos, além de participação em exposições nacionais e internacionais. www.afnatura.org.br - www.josecaldas.fot.br


Exposição "Prêmio POYi Latam 2011"
HIV em Moçambique/África.
Foto: Tomás Munita

Autor: Nuestra Mirada - La Red Social de Fotoperiodistas Iberoamericanos
Local: SESC Ceilândia
Encontro com autor: 18/08, a partir das 20h no SESC 504 Sul, com o Pablo Corral.


Em sua primeira edição, o concurso de jornalismo visual POYi LATINO AMÉRICA foi organizado pelo POYi e a rede de fotojornalistas Nuestra Mirada. O objetivo é reconhecer a excelência em trabalhos de fotografia documental e fotojornalismo tanto no formato de fotografia fixa como de multimídia.  Os trabalhos premiados refletem os eventos noticiosos e os temas sociais com o devido respeito à integridade da cena e a originalidade do momento

POYi – Pictures of the Year International, foi criado em 1944 pela Escola de jornalismo da Universidade de Missouri – Columbia, é o programa de fotojornalismo mais antigo do mundo e um dos mais respeitados. Sua missão é difundir a melhor fotografia documental e oferecer um retrato visual de nossas sociedades que promova uma compreensão dos temas essenciais enfrentados pela humanidade. Seu arquivo visual de mais de 35.000 imagens contém as fotos mais importantes das últimas sete décadas.

Nuestra Mirada é a maior rede ibero-americana de fotojornalistas. Tem mais de mil e seiscentos membros de todos os países da região. Publica o trabalho de seus membros e oferece um fórum para o intercâmbio de informação e conhecimento. Desde janeiro de 2010 publica uma revista com o melhor da fotografia latino-americana. Foi fundada em 2008, com a assistência do Centro Knight para los Medios Internacionales da Universidade de Miami.


Exposição "Retratos - Índia, China, Nepal e Tibet"
Índia. Foto: Isabela Lyrio

Autor: Arthur Monteiro e Isabela Lyrio
Local: SESC Gama
Encontro com autor: 31/08, a partir das 20h no SESC Gama.


A exposição “Retratos - Índia, Nepal, China e Tibet”, traz uma série de fotografias realizadas pelos fotógrafos Arthur Monteiro e Isabela Lyrio em recente jornada pela Ásia. Durante sete meses viajando pelo continente, encontraram no povo seu maior tesouro.
Observando cada retrato, o outro lado do mundo deixa de ser tão distante. Em muitos lugares, os costumes tradicionais que habitam nosso imaginário ainda regem quase todos os aspectos do cotidiano de seus habitantes. Em outros, porém, alguns traços culturais começam a se mesclar com hábitos ocidentais. Ao posar, as pessoas nos permitem entrar em seu espaço íntimo e conhecê-las, ao mesmo tempo em que ganham voz para falar sobre sua condição. Não ao acaso, os retratados se tornaram interlocutores de seu povo – silenciosamente, nos ensinam muito sobre sua cultura, sua religião.  Com estas fotografias, nos cabe apenas honrar a gentileza desta doação e deixar estas pessoas contarem sua própria história.


Exposição "Brasília Submersa"
Lago Paranoá, Brasília/DF.

Autor: Beto Barata
Local: SESC Ceilândia 
** Esta exposição não terá encontro com autor.






Exposição "Buenos Aires"
Tango. Foto: Luis Steinberg
Autor: Foto club Buenos Aires
Local: SESC Gama
** Esta exposição não terá encontro com autor.






Encontro com autor - "Amazônia - Estradas da Última Fronteira"

Extração de madeira em Tucuruí/Pará.
Autor: Paulo Santo (PA)
Local: SESC Ceilândia
Encontro com autor: 17/08, a partir das 20h, no SESC Ceilândia.

Amazônia - Estradas da Última Fronteira é o resultado de aproximadamente 30 anos de trabalho do fotógrafo paraense Paulo Santos.  A exposição fotográfica que leva o mesmo nome foi lançada em 2010 no Museu Histórico do Pará e deve vir a Brasília em 2012, trazendo a visão de um observador privilegiado das transformações ocorridas na Amazônia ao longo das últimas décadas, e procurando expressar as disparidades características da região em diferentes épocas e contextos.

Nascido em Belém do Pará, o fotógrafo Paulo Santos tem uma carreira consistente no âmbito do fotojornalismo, com um olhar especialmente acurado na cobertura de questões sociais e relativas ao meio-ambiente. Profissional experiente, de atuação amplamente reconhecida, tem trabalhos publicados em importantes jornais e revistas de abrangência nacional e internacional e participações em edições de livros, guias e CD’s de fotografia, além de integrar o banco de imagens de diversas agências de notícias, como Reuters, Associated Press, Globo Press, Agência Estado e a paraense Interfoto, da qual é sócio-fundador. Já expôs em diversas mostras coletivas em vários pontos do Brasil e também na França, realizou a individual “Fotografias”, na Galeria Elf, em Belém.


Encontro com autor - Orlando Brito (DF)
Local: SESC Ceilândia
Encontro com autor: 26/08, a partir das 20h, no SESC Ceilândia.

Orlando Brito começou sua carreira aos 14 anos de idade como laboratorista na sucursal brasiliense do jornal carioca Última Hora.  Desde então trabalhou no jornal O Globo, Revista Veja, e Jornal do Brasil. Atualmente mantém, em Brasília, a agência de notícias ObritoNews, e foi o responsável pelas fotos da campanha eleitoral do segundo mandado do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

Brito é autor dos livros: Perfil do Poder (1982); Senhoras e Senhores (1992); Poder, glória e solidão (2002); Iluminada Capital (2003); e Corpo e Alma (2006). Atualmente está produzindo a sequencia de Poder, glória e solidão, intitulado Poder, vitórias e derrotas, além de Raízes do Brasil. Tem fotos no Museu de Artes de São Paulo (MASP), Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio e de São Paulo e em outras galerias de arte brasileiras. Fez várias exposições individuais e participou de mais de quarenta exibições coletivas no Brasil e no exterior: Londres, Nova Iorque, Paris, Tóquio, Madri, Lisboa, Basiléia, Buenos Aires, México e outras cidades. Em 1979, ganhou o prêmio World Press Photo do Museu Van Gogh, de Amsterdã. Recebeu onze vezes o Prêmio Abril de Fotografia, conquistou os Prêmios de Aquisição da Primeira Bienal de Fotografia do Museu de Artes de São Paulo e da Bienal Internacional de Fotografia de Curitiba, além da Bolsa de Fotografia da Fundação Vitae, em 1991.

Painel 1: A fotografia brasileira e a reflexão acadêmica
Data: 19/08/2011
Local: SESC Ceilândia, a partir das 20h
Mediador: Duda Bentes (Unb)
Mesa: Iatã Cannabrava, presidente da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil; Susana Dobal, Unb; e Antônio Quaresma, Universidade do Piauí.


Painel 2: Movimento fotoclubista
Data: 24/08/2011
Local: SESC Gama, a partir das 20h
Mediador:
Mesa: Ourivaldo Valle, Diretor da Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto); Rosary Esteves, representante do Fotoclube Clube da Objetiva (GO); Luis Alberto, presidente do Foto Club Buenos Aires; e Gisele Porcaro, presidente do Candango Fotoclube.


Palestra: "Fotografia e Cinema"
Palestrante: Egberto Nogueira
Data: 04/08, no SESC 504 Sul, às 20h.

Egberto Nogueira, santista, define sua fotografia “como instrumento de expressão e de questionamento”. A partir de 1988, quando ingressou na Ag. Angular, encontrou no fotojornalismo o veículo ideal para o seu trabalho. Trabalhou para as agências Reuters e France Press e para revistas e jornais como Time, The Face, L´express, Boston Globe e The Independent. A produção de Egberto, dentre ela, seus ensaios sobre Transporte Coletivo e os Catadores de Caranguejo no Piauí que integram os livros São Paulo Imagens 1998 e Brasil 500 anos, recebeu créditos pelo público especializado, resultando em exposições no Brasil e no exterior. Em 1999 começou sua carreira independente, e em 2001 criou a Imã Foto Galeria.


Palestra: "Fotografia social"
Palestrante: João Ripper
Data: 05/08, no SESC Ceilândia, às 20h.

Imagens Humanas  - Direitos Humanos é o trabalho de João Roberto Ripper, fotógrafo brasileiro que tem como proposta colocar a fotografia a serviço dos  Direitos Humanos. Sua especialidade é a fotografia documental, social e o fotojornalismo.     Para ele, a fotografia tem uma coisa muito clara. Se as pessoas não viram, não existe, e, portanto, se não é mostrado, não é conhecido, não faz parte do conteúdo de informações que faz o senso crítico coletivo. Isso acontece com o belo, com a dignidade e com as realizações dos segmentos com menor poder aquisitivo. Hoje, tão importante quanto denunciar é mostrar a beleza das populações que sofrem esse enorme processo de censura, de exclusão visual de sua beleza e, portanto, de segregação, de estigmatização através da violência, de marginalização e de criminalização.

Palestra: "Fotografia de eventos"
Palestrante: Adriano Gonçalves
Data: 10/08, no SESC Ceilândia, às 20h.
www.studioadrianogoncalves.com.br

Adriano começou a fotografar em 2001 e em 2006 encontrou na fotografia de moda a possibilidade de inovar no segmento social. Para fugir do convencional, desenvolveu  uma linguagem autoral com uma luz dramática, proveniente dos efeitos criados com flashes em ambiente externos. Procura um registro artístico longe de ser só mais uma fotografia para o álbum de casamento, trata-se de uma linguagem única, usando os elementos da natureza como o sol, árvores, pedras, água entre outros. Buscando a essência da imagem transformando sonhos em poesias. Foi o primeiro fotógrafo social a expor em uma bienal de artes, e hoje, está entre os principais nomes da fotografia de casamento do Brasil, apresentando um trabalho artístico e fazendo do ensaio da noiva um editorial de moda.


Palestra: "Do Social ao Autoral"
Palestrante: Kazuo Okubo
Data: 16/08, no SESC 504 Sul, às 20h.
Natural de Brasília, Kazuo Okubo teve contato com a fotografia ainda menino. Passou bom tempo fotografando festas e casamento até descobrir a fotografia publicitária. Hoje, em seu portfolio acumula trabalhos reconhecidos e premiados para as principais agências do Brasil, e conquistou clientes de peso como Banco do Brasil, Correios, Unicef, Sebrae, TIM, Ministério da Saúde, Casa Cláudia, Vogue, entre outros. Finalista de todas as edições do prêmio Conrado Wessel, de 2002 até 2008, além de ter trabalhos premiados no Festival Mundial de Publicidade de Gramado e no Festival de Publicidade de Cannes. A partir de 2004, Kazuo Okubo iniciou uma nova jornada, ampliando sua produção para obras autorais, e em 2009, abriu a primeira galeria de arte especializada em fotografia da capital brasileira, A Casa da Luz Vermelha. 


Palestra: "Do Ensaio ao livro"
Palestrante: João Campello
Data: 27/08, no SESC 504 Sul, às 10h.


João Campello é designer gráfico com quinze anos de experiência profissional. Especialista em elaboração de projeto gráfico para livros de arte, publicações institucionais e apresentação de projetos, principalmente na área da fotografia. Em sua palestra, João dá orientações a fotógrafos que queiram desenvolver projetos, sejam de livros ou exposições fotográficas.



Oficina de câmera artesanal
Oficineiro: Dirceu Maués
Turmas: 04 a 07/08 - SESC Gama
             14 a 21/08 - SESC Ceilândia
Indicação: Livre


Maués nasceu em Belém, em 1968, e começou a fotografar em 1990. Foi repórter-fotográfico do jornal Diário do Pará e trabalha atualmente no Amazônia Jornal. Nos últimos anos, realizou trabalhos para a agência Folha, revistas Showbiz e Cadernos de Terceiro Mundo. Em 2003, retomou a produção autoral, adotando a técnica pinhole como linguagem estética. Em 2004 realizou o projeto “Ver-o-Peso pelo furo da agulha”, um ensaio documental sobre o complexo do Ver-o-Peso, utilizando uma câmera artesanal pinhole. O projeto foi contemplado com uma Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística do Instituto de Artes do Pará (IAP) para ser desenvolvido ao longo do ano de 2004. Seu trabalho com essa técnica recebeu prêmio aquisição no Salão Arte Pará nas edições 2003 e 2004.Expôs no Künstlerhaus Bethanien de Berlim (2009-2010) e no Centro Municipal de Fotografia (CMDF) de Montevideo, Uruguay.

Oficina de pinhole
José Rosa (centro) durante oficina de pinhole.
Oficineiro: José Rosa
Turmas: 04 a 07/08 - SESC Ceilândia
             11 a 14/08 - SESC Gama
Indicação: Livre


Já se imaginou dentro de uma câmera fotográfica?? Essa é a proposta da Oficina de Pinhole ministrada pelo fotógrafo José Rosa, levar as pessoas a descobrirem que é possível, sem lentes nem recursos de obturador, fazer fotos tão bonitas quanto as realizadas pelas máquinas convencionais. A oficina acontece dentro no interior de um trailler, que o próprio Rosa intitula como "câmera gigante".  Há mais de 10 anos, José Rosa realiza o projeto Foto Lata para crianças e adolescentes, na Galeria Imaginar Fotos.




    
Workshop - Iluminação de fotografia para produtos
Ministrante: Geovany Bezerra 
Turmas: 06/08 - SESC Gama
             13/08 - SESC 504 Sul
Indicado para maiores de 14 anos

A fotografia de produtos é uma das áreas mais importantes da fotografia profissional. Exigente com relação à correlação entre o tema, o conceito e o produto, demanda do fotógrafo técnicas e conhecimentos de outras áreas, como a fotografia de macro, still e mesmo moda. Intimamente ligada à publicidade e à propaganda, a fotografia de produtos leva fama de difícil, trabalhosa e de que demanda muito espaço e equipamentos. Durante seu workshop, o fotógrafo Geovany Bezerra revela a simplicidade de equipamentos e técnica para se adquirir uma boa imagem de produtos.

Brasiliense, este fotógrafo autodidata participou de algumas exposições coletivas com o Candango Fotoclube. Com 15 anos de experiência em fotografia, mas profissionalmente somente nos últimos 6 anos. Atua como fotógrafo independente, especializado em fotografia de produtos, macro e pesquisa de técnicas e materiais para a fotografia.




Workshop - Fotografia Sensual e Nú
Ministrante: Donizete Silva
Turmas: 17/08 - SESC Ceilândia
             20/08 - SESC 504 Sul
Indicado para maiores de 18 anos

A fotografia sensual é uma arte que revela a alma das pessoas. Faz-se o homem despir-se de qualquer proteção para revelar a forma mais pura de sua essência. Sem confundir com o vulgar, a oficina de fotografia de nú e sensual mostrará conceitos e técnicas, desde a abordagem de modelos até a direção no momento do ensaio, apresentando ao vivo um ensaio sensual. Será demonstrado passo a passo o fluxo de um trabalho sensual que é uma das áreas mais inquietantes, instigantes e bela da fotografia.

Donizete começou a trabalhar com imagens na infância.  Com 13 anos de idade construiu um laboratório fotográfico no quintal da casa de seus pais quando iniciou suas primeiras revelações em branco e preto, passando em pouco tempo a dorminar todo o processo fotográfico, desde o filme até o papel. Mas, foi nos últimos 5 anos que se especializou em fotografar formas femininas através de ensaios sensuais, uma busca ao movimento entre as luzes, as sombras, as curvas e as formas dos corpos. Participante do Candango Fotoclube de Brasília colaborou como instrutor nos Workshops de Nú Artísticos de 2010 e 2011 que ocorreram sempre no mês de maio.